sábado

Amizades tóxicas

As relações mais prejudicais para nós, as amizades tóxicas, bem mais rijas que um amor obsessivo.
Alvos mais fáceis abater: pessoas com demasiada preocupação com os outros do que com eles próprios, pessoas que valorizam demasiado a opinião externa, pessoas com auto-estima débil, e por fim, aquelas que a influência sobre eles seja demasiado fácil.
Considero tais relações como celulite, é verdade. Todos sabemos que as temos, mas desde que estejam escondidas ninguém tenta fazer nada para mudar, mas basta prestar um bocado de atenção, para ver que há algo bastante deformado. Não é egoísmo colocarmos-nos em primeiro lugar, egoísmo é fazerem-nos sentir que o primeiro lugar nunca deveria ser nosso.
Não é errado ás vezes não querer ouvir os problemas dos outros, não é errado ás vezes querer andar sozinho, o errado é assumirem que estaremos sempre lá, sem qualquer luta, como algo exógeno. Merecemos o nosso espaço, e não significa que estamos a falhar como amigos, significa que somos demasiados conscientes para saber quando conseguimos ajudar e quando apenas seremos um disco riscado.
Amizade tóxicas fazem-te sentir mal, dependente de alguém e incapaz de cuidar de ti próprio, Tu não precisas disso, precisas de ti, da tua consciência e dos teus valores, e quem for teu amigo acompanha-te, feliz pela tua felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário